SARAMPO
O sarampo é altamente contagioso. No Brasil sua incidência caiu drastic amente devido ao sucesso da imunização, mas as pessoas podem pegar a doença fora do país e transmitir para quem não tiver sido vacinado. Seus principais sintomas são primeiramente prostração, febre, tosse, nariz escorrendo e dor nos olhos, seguidos pelo aparecimento de manchas na pele.
infecções de ouvido. Em casos bem mais raros, as complicações podem afectar o sistema nervoso, causando, por exemplo, meningite ou encefalite.
Sintomas:o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura entre oito e 13 dias. Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.
Tratamento: Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas para os sintomas.
- Prevenção: A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos. Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade.


.jpg)